domingo, 5 de abril de 2015

Suporte: Wardando no Early Game

Wardar é um jogo de informações e de negar informações de seu inimigo - o quão antes você realizar esse trabalho, mais cedo você poderá usar essas informações de forma eficiente e providenciar uma ótima visão para o seu time.
Saber a localização do inimigo irá impactar diretamente a maneira que você joga: Por exemplo, em uma bot lane empatada, ver o gank do jungler inimigo na top lane irá encorajar você a jogar ofensivamente, já que você não irá ser punido por um gank do jungler inimigo. Alem disso, ver aonde inimigos estão, especificamente na jungle deles faz com que você o sufoque; cercando-os, deixando eles em desvantagem e abatendo eles. Alternativamente, ter visao ofensiva fará com que você jogue mais eficientemente na defensiva; por exemplo, se você vê o mid laner inimigo e o jungler descendo para um gank na sua lane, você sabe que é hora de recuar para sua torre/base. Visão agressiva é mais valiosa, já que te da mais tempo de reação para fazer jogadas -seja ofensivamente ou defensivamente
E bom notar que as wards padrões a serem colocaras irão variar de acordo com seu lado do mapa..
Se você está no lado azul, uma ótima ward na selva inimiga é:
 
Se você está no lado azul, o jungler inimigo irá gankar por 3 lugares: Vindo de sua base e descendo a lane, e ficando nos matos da lane, pela tri bush(que é o lugar que o jungler inimigo vai mais passar tempo) ou pelo rio. Essa ward impede a maioria de ganks pelo rio, e os junglers irão querer matar o azul e o Krug antes de gankar na bot lane. Alem disso, seu time não precisa jogar defensivamente quando você tem visão do jungler inimigo, você pode encorajar seu mid e top fazer jogadas agressivas, já que eles sabem que não podem ser gankados pelo jungler. Não se esqueçam de wardar os lugares que estão marcados pela imagem acim!
Uma pink ward fantastica de se por:
 
Não só é fácil defender, mas também, jogadores no lado vermelho irão tipicamente wardar a tri bush, e é uma rotação comum para o jungler gankar a lane por ali. Então, alem de negar visão do inimigo, significando que você vai ter mais valor na sua ward roxa, essa ward ainda pode ser usado como uma bait para a bot lane inimiga que poderá se extender para tirar a ward, os colocando em uma posição de desvantagem que você pode tirar vantagem. Geralmente o suporte vai tirar a ward sozinho, significando que você e seu ad carry podem forçar um abate no Ad carry inimigo, já que estará numa situação de 2 contra 1. Tenha certeza de deixar a pink no lado mais esquerdo do mato para o inimigo ter que andar ainda mais longe na hora de tirar ela(como está na imagem, deixando eles mais vulneráveis ainda.
Quando se está jogando no lado Vermelho, existem algumas wards padrões para serem colocadas no inicio do jogo. Como mencionado antes, uma ward na tri bush é valiosa, considerando que é uma rota comum de gank para o Jungler inimigo; 
Quando wardando a jungle inimiga, aqui está bons lugares para se por:
  
  
A Ward numero 1 não só denuncia a movimentação do jungler, mas também de algum mid laner saindo na surdina para efetuar um gank.
A Ward numero 2 pode denunciar ganks de um jungler que acabou de matar o buff vermelho e está planejando em gankar a sua lane.
A Ward numero 3 é ótima, já que da uma visão muito profunda da jungle inimiga, ela não só mostra quando o jungler está matando as Acuaminas, mas também mostra quando eles estão viajando de um lado para outro do mapa. Porém, um problema dessa ward é que a maioria dos junglers irão smitar a Acuamia e irão receber a detecção de que estão sendo vistos. Graças a isso, há uma chance dessa ward ser ineficiente.
Ward roxas não são muito valiosas do early game par ao time vermelho; um lugar comum para se colocar uma é aqui:
 
 Isso te da uma visão decente do rio e uma ward mais para cima irá fazer com que você tenha tempo de reagir a Ganks. Alem disso, é uma ward dificil de ser descoberta pelo inimigo, já que é uma parte neutra do mapa. Além disso, se um jungler inimigo entrar naquele mato da ward roxa, eles tendem a sair pois não podem gastar o tempo de 5 ataques básicos para destruí-la
Eu recomendaria um lugar para se colocar uma ward roxa cedo se você está no lado vermelho:
 
É bem improvável que alguém irá olhar esse mato, visto que o caminho de farm do jungler geralmente não consiste em entrar ali. Mas por uma ward é bem fantastica, visto que você pode ver quando o jungler inimigo está indo para os golems; fazendo que seu mid e top joguem agressivamente e potencialmente permitindo que você, seu jungler e ad carry formem uma arapuca para abater o jungler inimigo, ou para vocês jogarem defensivamente, já que saberão que o jungler está perto. Essa ward é incrivelmente eficiente e pode durar um jogo inteiro.
Uma ward no rio que pode ser util para os 2 lados
 
Essa ward mostra futuros ganks do jungler e dos mid lanes. Além disso, ela pode denunciar tentativas de personagens solarem dragão cedo(Não é, Vi?), que podem ser paradas apenas com você subindo o rio e indo dar um Oi para ela. Além de tudo, ainda é um lugar seguro para se wardar, já que você não vai deixar seu ad carry sozinho por muito tempo.
Contudo, uma desvantagem dessa ward é que nem sempre ela dá visão do Jungler inimigo, já que eles geralmente vem gankar pelo Rio. Além disso, ela pode ficar inutil se seu jungler matar o Arongejo, já que o nosso amigo dibrador da a mesma visão e fica na mesma posição dessa ward.

Existem 2 junglers que precisa-se por uma ward especifica para eles: Evelynn e Rengar. Para Rengar, um gank comum depois do level 6 é de usar sua ultimate no caminho da rota inferior. Graças a isso, essa ward abaixo é brilhante para denunciar quando ele estiver vindo, e dando bastante espaço para se efetuar o recuo.
 
Além dele, tem a Passiva da Evelynn, wards são inuteis e você não pode ver ela. Além disso, wards nos campos da jungle são uma obrigação para saber seu posicionamento. Tome cuidado ao colocar essas wards, já que uma Evelynn invisivel pode facilmente te matar no meio do caminho, então eu diria para só wardar quando você a ver gankando alguma outra lane. Essa ward na lane é especialmente boa visto que as Evelynns costumam usar seu Frenesi Negro (W) para se aproximar mais rapidamente da bot lane para efetuar um gank, e quando elas fazem isso, sua invisibilidade é cancelada.
Por ultimo, saber quando colocar uma ward é crucial na fase de rotas - é bom você sair quando a bot lane inimigo recuar, já que você pode deixar seu ad carry livre para farmar enquanto farma. Alternativamente, se você está jogando agressivo e quer ter a lane puxada, você pode subir para wardar. Por ultimo, se você ver o jungler no lado de cima do mapa ou gankando a outra lane, você saberá que pode sair para wardar; mas lembre-se de não sair muito caso esteja perdendo a lane, pois sair para wardar é crucial e deixa seu ad carry numa posição vulnerável.
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário